O poder dos óleos essenciais
Os óleos essenciais, obtidos através das componentes das plantas, são orgânicos e poderosos, sendo usados, desde há séculos, para funções terapêuticas.
Dadas as suas características (quando colocados na pele, penetram de imediato, indo para a corrente sanguínea e, desta forma, conseguem produzir resultados de forma rápida), e os fins que permitem alcançar, começaram a ser inseridos na composição de vários produtos, nomeadamente os de beleza - situação que ainda hoje se mantém.
Mas podem ser usados sozinhos ou em sinergia com outros óleos, para se conseguir alcançar mais benefícios. Claro que a sua utilização requer vários cuidados, que não devem ser descurados: as grávidas e as mulheres a amamentar não os devem usar, da mesma forma que não devem ser administrados a crianças e a pessoas com epilepsia. O uso deve ser pontual e sempre em quantidades muito limitadas (e convém testar na dobra do cotovelo previamente, para ver se surge aí alguma reação ou não).
Como aplicá-los? Podemos juntá-los a um creme hidratante neutro ou a um óleo vegetal (como o óleo de amêndoas doces), ou aplicar diretamente na pele - uma a duas gotas, dependendo da maleita que se pretende tratar. Para além da aplicação em massagem, também é possível obter resultados através de banhos (de imersão ou só aos pés) - neste caso, basta diluir algumas gotinhas no banho.
Posto isto, onde encontrar óleos essenciais? Entre ervanárias e lojas com produtos naturais, como o Celeiro, atualmente, já não é complicado encontrar este género de óleo.
Resta saber para que podem servir. Na impossibilidade de vos falar de todos, porque são muitos os disponíveis no mercado, partilho alguns dos meus preferidos:
Óleo Essencial de Eucalipto
É descongestionante, actuando contra constipações, gripes, bronquites, sinusites, dores de cabeça, distensões musculares e tensão.
Imagem via Pinterest.