Cookii
Desde o início do ano que a minha cozinha mudou. Não fiz obras (ainda), mas recebi uma Cookii no Natal e reconheço que, para quem sempre se recusou a ter máquinas do género na cozinha, está a dar-lhe muita utilização!
A Cookii é um robot de cozinha que faz imensas coisas úteis, poupando-nos muito tempo: amassa, tritura, cozinha, bate, rala, pica e mistura. É portuguesa, da Flama, e foi a minha escolha mais óbvia, depois de uma boa experiência, que ainda hoje se mantém, com a máquina de fazer pão da marca.
Não sou a melhor pessoa para fazer comparações com outros robots semelhantes, porque nunca tive outro. Mas posso-vos dizer que a Cookii faz sopas ótimas, bolos deliciosos, batidos ultra rápidos e gostosos, é muito fácil de usar e limpar, sendo bastante intuitiva - mesmo para quem, como eu, nunca tinha mexido em nenhuma máquina do género.
Um minuto - o tempo que demora a fazer os meus batidos matinais de maçã, banana, gengibre e mel, com um toque de canela.
Uma das coisas boas da Cookii é o livro de receitas que a acompanha, bem como o site, de acesso livre, cheio de receitas. Graças a ele tenho me aventurado em cozinhados e misturas, que têm dado ótimo resultado.
Uma das receitas que mais sucesso fez cá em casa é o bolo de maçã e canela, cuja receita tirei do livro. Claro que lhe dei o meu toque (reduzi a quantidade de açúcar, tendo juntado mel), mas o resultado surpreendeu, a ponto do mesmo não ter durado muito tempo cá em casa.
O aspeto do bolo de maçã, antes do "ataque".
A máquina vende-se em várias lojas de eletrodomésticos (a Worten tem, por exemplo) e custa €299. Na altura do Natal, havia uma campanha de lançamento, que a tornava um pouco mais acessível - mas é uma questão de estarem atentas, para encontrarem o melhor preço. Se tiverem receitas para troca, eu agradeço!
"Bacalhau à Mónica", feito com auxílio da Cookii.