Chefchaouen
Parte de um dos dias da viagem a Marrocos foi reservado a um passeio até Chefchaouen - a cidade que queria, há muito tempo, conhecer e cujas fotos correm mundo, pela sua beleza e peculiaridade.
Assim, e a muito custo, deixamos bem cedinho o Club Med Yasmina e fomos de táxi até esta cidade. A viagem para cada lado demorou cerca de 1:30h, num caminho entre montanhas, com um asfalto reduzido e muito trânsito.
Mas ao chegarmos lá não ficamos desiludidos! Muito pelo contrário!
Por sugestão do taxista e porque não pretendíamos ficar lá mais do que 1:30h, de forma a conseguir chegar ao Village a tempo do almoço, contratamos um guia, que nos mostrou cada recanto da cidade.
Foi dinheiro muito bem gasto - a cidade é absolutamente labiríntica e a menos que tenhamos o dia todo para lá andar, o melhor é mesmo recorrer à ajuda de quem a conhece como a palma das suas mãos.
O Sr. Abdulai era uma dessas pessoas. Poliglota e simpático, foi nos guiando e falando um pouco da importância da cidade que conhece como poucos. Lastimou-se da falta de turistas, que chegam maioritariamente ao país em excursões e não passam por ali.
E mostrou-nos como se vive numa cidade amplamente comunitária, em que as portas se deixam abertas e a vida se pinta de azul...
Mais fotos no Instagram, em @monicalice.