Manchas de pigmentação
O tema não é novo, mas continuo a achar que é fundamental tocar nele, até porque vivemos num país de (muito) sol, não apenas no Verão, mas durante todo o ano!
As manchas de pigmentação são, de momento (e felizmente), dos poucos problemas que atormentam a minha pele. Durante o Inverno, e sempre com protecção solar no rosto, não noto grandes problemas. E, depois, há sempre a fantástica base (estou a usar a Clinique Even Better SPF15, que também trata das manhas) que unifica o tom de pele, deixando-a fabulosa.
No entanto, após as férias de Verão e alguns dias de praia, que este ano se resumiram basicamente a duas semanas de Lua de Mel, dei conta que não só estava mais morena mas também com umas manchinhas bem desagradáveis em alguns pontos estratégicos do meu rosto.
No meu caso, as manchas alojam-se sobretudo sobre o topo das maçãs do rosto. Como se trata de uma das zonas mais salientes do rosto, para além do nariz, claro, é das que mais apanha com sol, mesmo usando eu chapéu de abas grandes e óculos de sol (também em formato large) durante a exposição solar.
Conclusão: estava francamente desagradada com o meu aspecto e tentei logo resolvê-lo, começando a aplicar hidratantes fortes e máscaras nutritivas potentes, algumas específicas pós-sol mas, para além de deixarem a pele mais hidratada, não via grandes diferenças nas manchas.
Foi então que me lembrei de experimentar uma gama duma marca que gosto imenso, e da qual já tinha ouvido maravilhas: a ChromaWhite TRx da Dermalogica.
Na minha cabeça, seria só comprar os produtos, trazê-los para casa e começar a ver resultados. No entanto, ao falar com a Carla, a formadora da marca, percebi que para realmente ver bons resultados seria fundamental acompanhar a aplicação em casa com sessões de tratamento no Centro Dermalogica, de forma a intensificar a acção e a conseguir esfoliar a pele e tratar as manchas de modo mais eficaz.
Foi isso então que comecei a fazer - já são quase dois meses de aplicação, em casa, com 3 sessões de tratamento no Centro Dermalogica. Basicamente uso um leite de limpeza, um sérum e um hidratante de dia e outro de noite. Duas vezes por semana faço um esfoliante bastante intenso na pele e tenho um concentrado anti-manchas de vitamina C que aplico só sobre as manchas algumas vezes por semana.
Em menos de um mês já estava bem mais contente com o estado da minha pele e hoje as manchas que tenho estão francamente com melhor aspecto e bem menos visíveis. No entanto, dada a intensidade dos produtos, noto a pele um pouco ressequida, embora nada de desconfortável.
Por tudo isto, e porque sei que são muitas as mulheres que sofrem do mesmo problema, muitas vezes em zonas tão desagradáveis como o buço (fruto, muitas vezes, de depilações mais agressivas), aqui fica o meu conselho: protecção solar diária, faça chuva ou faça sol, de Verão e de Inverno, é fundamental! Durante a altura de praia, apliquem o protector várias vezes ao dia e não apenas durante a manhã.
E se as manchas já estiverem instaladas, muna-se de bons produtos e trate de as "apagar". Não será fácil, mas pode ser que consiga!