Dicas para aproveitar (bem) os saldos!
Os saldos estão aí e, nos termos legais, durarão até 28 de Fevereiro. Claro que não convém aguardar muito se pretende aproveitar os descontos e, com isso, fazer umas boas compras. Porém, certifique-se que está a fazer uma boa compra e usufruir de um verdadeiro preço de saldo.
Assim, deve ter em conta que a época dos saldos serve, entre outras coisas, para os vendedoras libertarem parte dos seus stocks, pelo que é bem possível que, no meio das peças, encontre coisas do ano passado (ou até de anos anteriores). Isso não é necessariamente mau, mas é importante ter em conta que existem peças que rapidamente passam de moda e com as quais nem vale a pena perder tempo.
Por outro lado, é importante saber o preço anterior ( e inicial) da peça. Pessoalmente, sou daquelas que, nas peças da Zara, anda por lá a descolar etiquetas, de forma a ver o preço inicial - acho que é importante ter a noção do que estou a comprar e do quanto estou efectivamente a poupar.
Curiosamente ou talvez não, a lei determina que todos os produtos exibam, de forma legível e inequívoca, o preço actual e o antigo ou a percentagem de desconto, pelo que não se sinta mal se for como eu, curiosa, no bom sentido, querendo saber o quanto da redução.
Na época de saldos, é importante ter certeza do que se compra, isto porque, legalmente, os comerciantes não são obrigados a trocar peças. É verdade que alguns o fazem, mas não há nada que os vincule a tal. O caso só muda de figura quando se trate de peças com defeito.
Em relação a estas peças, difundiu-se a ideia errada de que comprar em saldo é quase sempre sinónimo de comprar com defeito. Ora, também aqui não tem que ser assim - só quando os produtos estão à venda com menção do defeito, é que não há direito a trocas. Se não houver menção de que o preço de saldo é devido ao defeito, então pode trocar (desde que tenha conservado o talão de compras e as etiquetas).
Por fim, não caia na tentação de comprar por comprar - evite trazer para casa peças que só verão a luz do dia uma ou outra vez....
Leia também: