A vida nem sempre começa de forma fácil. Por vezes, é preciso lutar, trabalhar muito, não desistir e persistir, sempre, para conseguir grandes obras e deixar marcas (ou "M"arca) no mundo.
Assim se escrevem as histórias dos "self made men", e assim se escreve também a história de José Eisenberg.
Começar a trabalhar aos 13 anos fez dele o homem que é hoje - alguém profundamente trabalhador e empenhado em chegar mais longe. Do seu percurso não constam cursos universitários, mas consta trabalho árduo e a construção de um império a pulso, que começou pela industria de moda em Florença, foi até aos EUA na tecnologia e estabeleceu-se no Mónaco com a cosmética.
Quando, em 1987, se questionou se fazia sentido, a cada estação, mudar e criar novas coleções, adaptando-se a diferentes tendências com uma rapidez alucinante, José Eisenberg percebeu que estava na altura de mudar. Mudar para algo igualmente belo, mas intemporal, que envolvesse o desenvolvimento, a tecnologia e a pesquisa, sempre com o intuito de ir mais além.
Daí até à descoberta na natureza do trio molecular, patenteado no mundo pela Eisenberg, foi um passo e nasce assim o primeiro produto da marca - o mesmo que ainda hoje o faz vibrar quando questionado sobre que produto seu prefere: o Crème Fluide.
Como marca independente que é, longe das pressões das multinacionais, onde são as acções a pesar muitas vezes sobre as pesquisas e os lançamentos, a Eisenberg foi traçando o seu caminho de forma suave mas totalmente equilibrada. Não há "prazos" a cumprir - cada produto demora o tempo necessário até que esteja perfeito! Eisenberg é um esteta e cada produto que sai das suas mãos e com o seu nome é uma obra de arte, pela tecnologia que insere e pelos resultados que permite alcançar.
Não é à toa que os escritórios Eisenberg Paris estão cheios de obras de arte (incluindo quadros do
Artista Juarez Machado, que serviram de inspiração aos
perfumes Eisenberg Paris) - a inspiração é uma constante na vida deste homem e na vida desta marca.
Mas não se pense que os seus produtos são só para alguns. José Eisenberg acredita na beleza interna de cada homem e de cada mulher. É essa a beleza que permanece com o passar dos anos, e porque todas as pessoas são belas e importantes, na mesma medida, o criador do belo diz-se empenhado em fazer produtos para todas as pessoas, de todo o mundo.
Por isso, quando decidir experimentar um produto da marca, pode não conhecer José Eisenberg, mas esteja certa de que levará para casa uma obra de arte, do mais avançado que a tecnologia da cosmética de hoje permite alcançar, sempre natural e amigo do ambiente.
E assim se fazem e se escrevem as "estórias" de que a História se escreve... Que bom seria que a História se escrevesse mais vezes assim, como a história de José Eisenberg...
(Em Portugal, a marca vende-se na Perfumes & Companhia. O post foi escrito após a entrevista que fiz ao Sr. Eisenberg, na semana passada, no Mónaco, a onde fui a convite da marca.)