Str8Forward - Alisamento permanente com Queratina
Como já muitas de vocês sabem, via Facebook, na sexta-feira passada alisei o cabelo. Era algo que já estava nos planos há algum tempo - porque sempre gostei de me ver de cabelo liso, porque fico logo com um ar mais disciplinado e porque procurava uma solução que me permitisse estar bem sem ter de ir ao cabeleireiro todas as semanas.
Foi por isso que lá me decidi, e aceitei o convite que me foi endereçado pelos representantes da Str8Forward em Portugal, para experimentar o seu produto de alisamento com queratina, para usar em casa, e que se vende nos Hipermercados Continente (por cerca de €20/€25 a embalagem). Str8Forward é um produto inovador, desenvolvido pela Medichem Internacional. Este produto segue a mesma linha orientadora ColourB4 – removedor de coloração, que apresentei aqui, "O cabeleireiro em sua casa".
Como o meu jeitinho para estas coisas não é propriamente muito, aceitei também que fosse uma profissional da marca a aplicar-me o mesmo. Foi, por isso, nas mãos da Cristina que coloquei o meu cabelo, durante várias horas, até ao resultado final (que já vos mostro)! Como várias leitoras me pediram a opinião, aqui segue a mesma, sob a forma de post, dividido por questões, para facilitar a leitura.
1.º A análise capilar
O Str8Forward está disponível em duas versões: ULTRA LISO, para cabelos naturais, sem qualquer coloração, e o EXTRA Hidratação, para cabelos pintados ou sensíveis.
Os cabelos com madeixas, por exemplo, não podem ser submetidos a um alisamento, da mesma forma. As instruções deste produto, que vêm no interior da embalagem (e que convém ler umas duas vezes, pelo menos, antes de avançar), não aconselham a aplicação em cabelos que estejam danificados ou sensibilizados(para além dos descolorados).
Por isso, o meu conselho inicial é não usar o produto se o cabelo está numa destas situações!
Chamo, ainda a atenção, para o facto deste produto não ser indicado para cabelo africano.
No meu caso, e antes de avançar, a Cristina analisou, com detalhe, o meu cabelo, percebeu que estava saudável, apesar de pintado (não fiz coloração nos últimos dois meses), pelo que optou, por isso, pelo EXTRA Hidratação.
(O antes.)
2.º Que resultados pretende?
O Str8Forward permite a obtenção de dois tipos de resultados, em termos de alisamento: o alisamento termal japonês e o alisamento normal. O primeiro é bem mais moroso, e permite alisar o cabelo, mas também hidratar, tornando-o macio e brilhante. O alisamento é mais eficaz e duradouro, neste caso.
Já o alisamento normal é mais rápido e é uma boa solução para quem procura menos volume, menos caracóis e mais controle no cabelo.
Para obter um dos dois resultados, os produtos a aplicar são os mesmos - o que muda é a forma como os põe em prática.
3.º Sozinha ou acompanhada?
Apesar de, no caso do alisamento normal, não ser muito complicado o processo - aconselho-vos a pedirem ajuda a alguma amiga ou familiar, paciente e com jeitinho para cabelos.
4.º Acessórios necessários?
Nas instruções do produto estão descritos todos os materiais necessários (incluindo pentes com dentes de plástico, molas para o cabelo, entre outros).
Sublinho a importância de possuir um ferro de alisar de boa qualidade, com placas de cerâmica ou de turmalina. Como referido nas instruções, se não tiver um ferro de boa qualidade, o melhor é não fazer o tratamento e tentar arranjar um antes - sob pena de não alcançar bons resultados!
5.º Os produtos a aplicar?
Cada embalagem contem 3 produtos, que correspondem a 3 diferentes passos:
O gel de alisamento;
A proteína de queratina;
O creme fixante.
Tenham atenção que, para cabelos longos, uma só embalagem pode não ser suficiente. No meu caso, que tenho muito cabelo, e bem comprido, foram necessárias duas embalagens e meia de gel de alisamento e duas de creme fixante. Por isso, mais vale comprar a mais e depois devolver e pedir o reembolso, no caso de não ser necessário, do que chegar a meio e faltar produto.
6.º Quais os passos a dar?
Depois de lavado o cabelo, a Cristina começou por me colocar em todo o cabelo, mecha a mecha, o gel de alisamento. Este processo é algo moroso, sobretudo se, como eu, tiverem muito cabelo!
O tempo de pose varia consoante o estado e o tipo de cabelo - as instruções explicam os tempos exactos, que podem ir dos 10 aos 20 minutos.
Depois deste processo, enxaguei o cabelo novamente, durante quase 10 minutos. É fundamental, segundo me explicou a Cristina, enxaguar muito bem e durante algum tempo o cabelo, para devolver o ph ao mesmo, enquanto se retira todo e qualquer vestígio do produto.
O passo seguinte foi a aplicação da proteína de queratina - parece um condicionar, daqueles bem agradáveis e nutritivos.
Depois desta fase, e como decidi fazer o alisamento japonês, a Cristina esteve a alisar-me o cabelo com a prancha, porção a porção do cabelo. Esta fase foi, sem dúvida, aquela que levou mais tempo a ser concluída - foram necessárias cerca de 2 horas só para este alisamento. Mas se não pretendesse o efeito mais liso, teria saltado logo para a fase seguinte - do creme fixante.
Ora depois de ter o cabelo bem esticadinho e seco, tive de o voltar a encher de produto - desta vez com o Creme fixante, que ficou a actuar durante cerca de 10 minutos.
Depois, foi tempo de enxaguar novamente o cabelo, muito bem, e aplicar mais alguma proteína de queratina, secando o cabelo. A Cristina usou o secador e aplicou a prancha, mas já sem grande esforço, porque o cabelo já estava liso.
(O depois.)
7.º Quanto tempo é necessário para todo o processo?
Tudo depende do objectivo pretendido: alisamento japonês ou normal, da quantidade de cabelo que se tenha, do comprimento e do jeito de quem nos faz ou ajuda.
No meu caso, comecei por volta das 10: 30h, fiz uma pausa para almoço e retomei, tendo terminado por volta das 17:00h, aproximadamente. Isto porque optei pelo sistema do alisamento japonês, fomos conversando muito durante o tratamento, tenho muito cabelo e está bastante longo.
(O depois.)
8.º Cuidados a ter depois?
Não pude lavar o cabelo nos 3 dias seguintes ao tratamento. Tive a sorte de estar bom tempo e por isso não o molhei. Confesso que estava com medo que ficasse oleoso, mas correu bem e ele aguentou-se melhor do que eu esperava, perfeitamente suave e liso.
Segundo me aconselhou a Cristina, não prendi o cabelo e tentei não o colocar atrás das orelhas, para não marcar.
9.º O cabelo após a 1.ª lavagem?
Estava com receio de ver como ia reagir o cabelo, após a primeira lavagem. Mas reagiu muito bem! Só usei um pouco de secador, para retirar o excesso de humidade do cabelo, deixando-o a secar ao ar livre. Coloquei um pouco de sérum nas pontas e penteei-o. Foi o suficiente para ficar disciplinado, mas já não completamente liso. Confesso que gosto de ver como ficou - porque não está demasiado liso e sem vida, como podem ver abaixo.
E usei os meus produtos normais - este tipo de tratamento não exige champôs especiais, sem sal, por exemplo.
Espero ter escrito sobre todos os aspectos importantes do alisamento. No entanto, caso tenham alguma questão relativa ao tratamento, e que me queiram endereçar, façam-no, por favor, via e-mail. Qualquer questão mais técnica, aconselho-vos a perguntarem directamente à marca, através da sua página do Facebook, em www.facebook.com/str8forward.