10 dicas sobre bases
Tem dúvidas sobre o uso da base? Sobre como escolhê-la ou sobre como aplicá-la? Então espreite as seguintes dicas...
1. Existem vários tipos de bases: líquidas, mais ou menos fluidas, em creme, stick ou em pó. A escolha da base deve ser feita tendo por base as características da pele, bem como as suas necessidades. Assim, e em traços largos, as peles oleosas tendem a reagir melhor a bases em pó, em stick (como a Make B. Base Stick do Boticário - imagem n.º 2) ou fluidas, mas que sejam oil-free (como a Make B. Base Líquida de Alta Definição, do Boticário - imagem n.º 4). Já as peles secas reagem, em regra, muito bem com bases em creme.
2. Existem bases com e sem proteção solar. Se o seu hidratante de dia não tiver proteção solar, pode e deve equacionar adquirir uma base que tenha um factor de proteção solar relativamente elevado, de modo a manter a pele devidamente protegida (como a Make B. Anti Aging Base Liquida do Boticário, com FPS 20 UVA++, imagem 8).
3. A escolha do tom deve ser feita com cuidado e precisão, para evitar que traga para casa um produto que não seja o mais indicado para si. Pessoalmente, considero que o melhor é testar no rosto, perto do maxilar inferior, e conferir, sempre que possível, o tom junto da luz natural. Peça para testar o produto na loja e veja-se à luz do dia, tentando perceber se o produto se funde com a sua cor natural da pele ou não. Se tal acontecer, é o tom certo para si!
4. No campo da aplicação da base, surge muita vezes a questão de saber como fazê-lo, de forma rápida e eficaz. As opções são variadas, assim como variado é o seu campo de eficácia - com os dedos, pincéis ou esponjinhas específicos. O pincel é, na minha opinião, a melhor solução, para quem não dispensa um ótimo acabamento (imagens 5 e 6). Já as esponjas podem-se revelar pouco higiénicas, se forem trocadas com frequência. Quanto aos dedos, são uma solução rápida e prática, a que costumo recorrer quando não tenho os pincéis por perto.
5. No que diz respeito à ordem base/corretor, existem maquilhadores para quem o corretor deve ser usado antes, enquanto que, para muitos, primeiro se aplica a base e só depois, e na medida do necessário, o corretor.
Pessoalmente, gosto de aplicar antes a base, e só usar o corretor depois, nas zonas onde é realmente necessário, a saber - na zona de contorno de olhos e sobre alguma borbulha, caso exista nesse dia. Porém, cada pessoa deve escolher a ordem que lhe der mais jeito.
1. Make B. Pó Compacto - com uma textura fina e suave, minimiza o brilho excessivo da pele, deixando-a com um aspecto natural e luminoso. 2. Make B. Base Stick - para além de ser oil free, possui Vitamina E e FPS 20 UVA++. 3. Make B. Anti Aging Pó Facial. Possui ingredientes com ação anti-idade que suavizam as rugas e as linhas finas do rosto. É oil free e de longa duração. 4. Make B. Base Líquida - oil free, possui vitamina E e FPS 15 UVA++.
É de longa duração e confere uma hidratação até 8 horas. 5. Pincel Base e Pó. 6. Pincel Base. 7. Make B. Primer Facial Alta Definição - forma uma película invisível sobre a pele do rosto, minimiza os poros abertos e mantém a base intacta durante todo o dia. 8. Make B. Anti Aging Base Líquida - possui ingredientes com ação anti-idade que melhoram a elasticidade e a firmeza da pele.
6. Se pretende um resultado mais duradouro ou tem uma pele especialmente problemática, que necessita uma maior cobertura, pode e deve usar um primer (como o Make B. Primer Facial Alta Definição do Boticário, imagem 7) antes da aplicação da base. A mesma manter-se-á em boas condições durante mais tempo, ao mesmo tempo que a pele ficará mais uniforme e bonita.
7. Se tiver uma pele particulamente oleosa, é bem possível que, passadas poucas horas da aplicação da base, já tenha alguns brilhos. Nestes casos, o melhor é ter por perto uma base em pó e ir retocando ao longo do dia (a Make B. Pó Compacto, imagem 1, é ótima para minimizar o brilho excessivo da pele).
8. A maior parte das mulheres fica com o rosto mais moreno nos meses mais quentes do ano. Se lhe costuma acontecer, pode e deve ter duas bases distintas, e dois tons diferentes - um para o verão e um para o inverno.
9. Se receia a aplicação da base, experimente misturar um pouco da mesma com o seu hidratante diário e aplicar, como se fosse um creme com cor. Esta dica também é ótima nos casos em que a base é um pouco mais escura que o nosso tom de pele e necessitamos de a clarear.
10. Se é aquelas que prefere um BB ou CC Cream, em vez da base, certifique-se que tem uma pele que não exige cuidados especiais que só outro tipo de hidratante pode dar. Se assim for, opte sempre pela aplicação de um hidratante de rosto específico e só depois passe para a aplicação do produto com cor.